Durante o segundo semestre houve um trabalho direcionado para crianças com deficiência auditiva, na qual devíamos criar um brinquedo para esse público em específico.
Com isso houve um estudo sobre tal deficiência, assim pudemos observar que as crianças que são surdas reconhecem melhor as cores básicas, possuem um alfabeto específico, conhecido como libras.
Após alguns estudos, fomos a escola Brascri, que tem um trabalho direcionado para crianças surdas. Lá pudemos entrar em contato com esse público, sabermos quais são suas necessidades e que tipo de brinquedo seria o adequado para eles.
Assim, decidimos criar um biombo que pudesse interagir de diferentes formas com as crianças, então cada face teria uma atividade diferente para que pudesse estimular os diferentes aprendizados.
O biombo foi feito de madeira (MDF), foi pintado de diferente cores, e pensando na segurança das crianças na hora da brincadeira, optamos por pézinhos de madeira para que não houvesse a chance de tombar para qualquer lado.
Algumas fotos do processo de criação :
Placas
Placas com as cantoneiras
Detalhe no encaixe
Placas cortadas
Placas após a pintura
Placa com feltro e EVA (jogo da velha)
Biombo aberto e pronto
Pézinhos
Parte das fantasias (estimular o teatro)
Crianças interagindo com as atividades
Criança brincando com a lousa
Criança brincando com as fantasias.